A tecnologia tem avançado rapidamente. No entanto, a inteligência humana está em declínio. Isto não é uma opinião, mas um estudo científico provocativo da Universidade de Amsterdam.
A pesquisa foi publicada na edição de abril da revista Intelligence. O coautor do estudo Dr. Jan te Nijenhuis, professor de psicologia organizacional e do trabalho, sugere que a humanidade está menos inteligente porque o quociente de inteligência (QI) dos ocidentais caiu 14 pontos desde o final do século 19.
Para chegar a essa conclusão, Nijenhuis analisou com outros cientistas os resultados de 14 estudos sobre a inteligência feitos entre 1884 e 2004. As pesquisas consideravam o tempo que os participantes levaram para apertar um botão em resposta a um estímulo. O tempo de reação reflete a velocidade de processamento mental e é considerado uma indicação da inteligência da pessoa.
No final do século 19, o tempo de reação era de 194 milésimos de segundo, em média. O tempo aumentou para 275 milésimos de segundo em 2004, apesar de a máquina usada nas primeiras pesquisas ser menos moderna do que a utilizada nos últimos anos.
Crédito da imagem: sxc.hu