Apenas 3% das espécies de aves possuem pênis. A falta do órgão é um mistério de longa data na biologia. Mas um novo estudo da Universidade da Flórida pode ajudar a resolver o dilema. Aves como o galo têm um programa genético que impede o crescimento do órgão.
Quando as aves são embriões e ainda estão nos ovos, seus pênis se desenvolvem normalmente. Mas quando viram adultos, os machos só têm órgãos reprodutivos rudimentares.
Isso acontece por causa de um gene chamado Bmp4. No desenvolvimento dos galos, o Bmp4 é ativado e impede o crescimento dos genitais masculinos. Mas a regra não vale para todas as aves. Os patos e avestruzes desenvolvem o pênis porque o gene permanece desligado.
Sem pênis, galos e outras aves desenvolveram um método de reprodução sem a penetração. O macho e a fêmea têm um orifício chamado de cloaca. Quando unidas, os espermatozoides são transferidos para a fêmea.
A vantagem evolutiva desse processo ainda não é clara. Mas alguns pesquisadores especulam que pode fazer com que as galinhas tenham um maior controle sobre suas vidas reprodutivas.